Olá, pessoal, sejam bem-vindos. Esse texto originalmente fez parte de uma proposta para o Ryotgg do Dota 2 Essencial. Seu tema é como wardar e dewardar nesse famigerado game. Caso você ainda não o conheça, trata-se de um jogo de estratégia (cujo gênero específico é conhecido como MOBA*), em que dois times de cinco jogadores, controlando os chamados heróis, enfrentam-se para conquistar a base inimiga. Agradeço a sua presença e espero que a leitura esteja à altura.
*MOBA: Multiplayer Online Battle Arena, ou arena de batalha online multijogador, em tradução livre.
O nosso querido Dota 2 possui dois itens muito especiais:
Ou Sentinela Observadora. Que é um item para se plantar em um local escolhido. Assim, dá visão da área para sua equipe por um tempo.
Repare outros elementos semelhantes: os creeps*, os heróis e as construções do seu time, como as torres. Ao trazer informação do que está acontecendo em uma região, a visão te dá vantagem estratégica sobre o inimigo, contribuindo para determinar o que você pode ou não fazer ali.
*Creeps: unidades enviadas periodicamente, de uma base para atacar a outra.
Ou Sentinela Reveladora. Que é outro item para se plantar. Por sua vez, confere True Sight.
Tanto a Sentinela Observadora como a Reveladora são invisíveis. Elas só podem ser encontradas com True Sight, ou Visão Verdadeira. Uma habilidade compartilhada entre a Sentry, Gema da Visão Verdadeira*, torres etc. Que, dentre outras coisas, permite que você enxergue elementos invisíveis.
De maneira semelhante à Ward, a True Sight da Sentry te dá vantagem estratégica. Com ela, você pode se defender dos perigos de uma Observer inimiga. Mas não só isso: pode praticar o engodo, o que geralmente é fundamental para a vitória.
Ao plantar uma Sentry, por exemplo, revela-se uma Ward inimiga. Ao invés de removê-la, deixe-a ali, para que o time adversário pense que você não tem controle da situação (e use como isca/bait). Entretanto, é necessário um time sinérgico para isso dar certo. Você foi avisado (risos).
*Gema da Visão Verdadeira: item do jogo, que confere Visão Verdadeira.
Primeiro compre uma Ward (de graça). Coloque-a no seu inventário, clique nela e por último escolha um local para plantá-la no chão. Fácil, não? Mas aí é que está o X da questão: o local. Que pode ser em um pilar, por exemplo.
Em resumo, o pilar é um padrão no mapa do Dota 2. E como ele fica em um high ground (terreno elevado), a visibilidade de uma Ward plantada ali não é obstruída pelas árvores. É a maior que se pode obter no mapa. E também a mais clichê. Ou seja: o suporte (uma das funções de um time) inimigo muito provavelmente tanto sabe que você vai colocar uma Ward ali quanto vai tirar.
Então, um dos pré-requisitos na hora de plantar uma boa Ward, assim como na hora de jogar Dota, é antecipar os movimentos do adversário. Exatamente como no xadrez. Ao invés de colocar a Ward sobre o pilar, naquele caso, escolha um local ao redor. Que esteja fora da provável zona de uma Sentry, ao mesmo tempo que dê o máximo de informação possível daquela região. Como no exemplo abaixo.
Embora possa parecer uma pergunta retórica, não é. Demorei para começar a entender a vantagem estratégica de ter visão no mapa. Para mim, era tudo sobre estar ali, bater nos creeps e matar os heróis inimigos. E já funcionou, viu? Mas o fato é que a visão de mapa no Dota 2 te dá informação. Esta, por sua vez, vantagem estratégica. Porque a informação ajuda a decidir da maneira correta o que fazer.
Se você está numa lane* e percebe que um ou mais membros do time inimigo sumiram do mapa, de repente surge um risco: “eu vou ser gankado*?” Mas, ao abandonar a lane desnecessariamente, você perde farm*. Outro risco. A Ward, neste caso, aumenta a informação que se tem para tomar uma decisão mais assertiva. Não esgota o assunto, porque o inimigo ainda pode te gankar de smoke. Mas percebe como impacta a situação? Dando mais informação e segurança para a tomada de decisão.
Logo, o porquê, o objetivo de wardar o mapa é obter informação.
O que é uma busca por vantagem estratégica. Podemos resumir o sucesso nessa operação a algumas situações:
*Lane: há três principais caminhos em forma de linha entre uma base e outra no Dota 2, conhecidos como lanes.
*Gankado: de gankar. Trata-se de um termo para definir um evento, também conhecido como pickoff, quando um grupo de jogadores de um time caça um em menor número do outro. É muito comum, nessa situação, usar-se um item chamado Smoke of Deceit, ou Fumaça da Enganação, que impede que as Wards e Sentries inimigas te localizem.
*Farm: no Dota, acumular recursos (ouro, que se ganha matando inimigos), é um dos principais objetivos, porque é um fator determinante nas chances de vitória. Uma das maneiras (pontualmente) seguras de fazê-lo é eliminando os creeps inimigos, ao que se dá o nome de farm.
*Runa: um elemento do jogo que pode ser adquirido por um herói para garantir uma vantagem temporária. Como a runa de dano duplo (DD: double damage), que duplica a quantidade de dano físico que seu herói causa.
O que você achou desse texto? Sou suspeito pra falar, mas acho que ele ficou bem escrito! Está precisando de um redator? Entre em contato comigo pelo meu e-mail, andre.demenech@gmail.com ou pelo meu LinkedIn. Você também encontrará mais informações sobre meu trabalho na minha homepage. Obrigado por estar aqui, viu? É uma honra pra mim. Abraço e até a próxima!
Olá, pessoal, sejam bem-vindos. Esse texto originalmente fez parte de uma proposta para o Ryotgg do Dota 2 Essencial. Seu tema é como wardar e dewardar nesse famigerado game. Caso você ainda não o conheça, trata-se de um jogo de estratégia (cujo gênero específico é conhecido como MOBA*), em que dois times de cinco jogadores, controlando os chamados heróis, enfrentam-se para conquistar a base inimiga. Agradeço a sua presença e espero que a leitura esteja à altura.
*MOBA: Multiplayer Online Battle Arena, ou arena de batalha online multijogador, em tradução livre.
O nosso querido Dota 2 possui dois itens muito especiais:
Ou Sentinela Observadora. Que é um item para se plantar em um local escolhido. Assim, dá visão da área para sua equipe por um tempo.
Repare outros elementos semelhantes: os creeps*, os heróis e as construções do seu time, como as torres. Ao trazer informação do que está acontecendo em uma região, a visão te dá vantagem estratégica sobre o inimigo, contribuindo para determinar o que você pode ou não fazer ali.
*Creeps: unidades enviadas periodicamente, de uma base para atacar a outra.
Ou Sentinela Reveladora. Que é outro item para se plantar. Por sua vez, confere True Sight.
Tanto a Sentinela Observadora como a Reveladora são invisíveis. Elas só podem ser encontradas com True Sight, ou Visão Verdadeira. Uma habilidade compartilhada entre a Sentry, Gema da Visão Verdadeira*, torres etc. Que, dentre outras coisas, permite que você enxergue elementos invisíveis.
De maneira semelhante à Ward, a True Sight da Sentry te dá vantagem estratégica. Com ela, você pode se defender dos perigos de uma Observer inimiga. Mas não só isso: pode praticar o engodo, o que geralmente é fundamental para a vitória.
Ao plantar uma Sentry, por exemplo, revela-se uma Ward inimiga. Ao invés de removê-la, deixe-a ali, para que o time adversário pense que você não tem controle da situação (e use como isca/bait). Entretanto, é necessário um time sinérgico para isso dar certo. Você foi avisado (risos).
*Gema da Visão Verdadeira: item do jogo, que confere Visão Verdadeira.
Primeiro compre uma Ward (de graça). Coloque-a no seu inventário, clique nela e por último escolha um local para plantá-la no chão. Fácil, não? Mas aí é que está o X da questão: o local. Que pode ser em um pilar, por exemplo.
Em resumo, o pilar é um padrão no mapa do Dota 2. E como ele fica em um high ground (terreno elevado), a visibilidade de uma Ward plantada ali não é obstruída pelas árvores. É a maior que se pode obter no mapa. E também a mais clichê. Ou seja: o suporte (uma das funções de um time) inimigo muito provavelmente tanto sabe que você vai colocar uma Ward ali quanto vai tirar.
Então, um dos pré-requisitos na hora de plantar uma boa Ward, assim como na hora de jogar Dota, é antecipar os movimentos do adversário. Exatamente como no xadrez. Ao invés de colocar a Ward sobre o pilar, naquele caso, escolha um local ao redor. Que esteja fora da provável zona de uma Sentry, ao mesmo tempo que dê o máximo de informação possível daquela região. Como no exemplo abaixo.
Embora possa parecer uma pergunta retórica, não é. Demorei para começar a entender a vantagem estratégica de ter visão no mapa. Para mim, era tudo sobre estar ali, bater nos creeps e matar os heróis inimigos. E já funcionou, viu? Mas o fato é que a visão de mapa no Dota 2 te dá informação. Esta, por sua vez, vantagem estratégica. Porque a informação ajuda a decidir da maneira correta o que fazer.
Se você está numa lane* e percebe que um ou mais membros do time inimigo sumiram do mapa, de repente surge um risco: “eu vou ser gankado*?” Mas, ao abandonar a lane desnecessariamente, você perde farm*. Outro risco. A Ward, neste caso, aumenta a informação que se tem para tomar uma decisão mais assertiva. Não esgota o assunto, porque o inimigo ainda pode te gankar de smoke. Mas percebe como impacta a situação? Dando mais informação e segurança para a tomada de decisão.
Logo, o porquê, o objetivo de wardar o mapa é obter informação.
O que é uma busca por vantagem estratégica. Podemos resumir o sucesso nessa operação a algumas situações:
*Lane: há três principais caminhos em forma de linha entre uma base e outra no Dota 2, conhecidos como lanes.
*Gankado: de gankar. Trata-se de um termo para definir um evento, também conhecido como pickoff, quando um grupo de jogadores de um time caça um em menor número do outro. É muito comum, nessa situação, usar-se um item chamado Smoke of Deceit, ou Fumaça da Enganação, que impede que as Wards e Sentries inimigas te localizem.
*Farm: no Dota, acumular recursos (ouro, que se ganha matando inimigos), é um dos principais objetivos, porque é um fator determinante nas chances de vitória. Uma das maneiras (pontualmente) seguras de fazê-lo é eliminando os creeps inimigos, ao que se dá o nome de farm.
*Runa: um elemento do jogo que pode ser adquirido por um herói para garantir uma vantagem temporária. Como a runa de dano duplo (DD: double damage), que duplica a quantidade de dano físico que seu herói causa.
O que você achou desse texto? Sou suspeito pra falar, mas acho que ele ficou bem escrito! Está precisando de um redator? Entre em contato comigo pelo meu e-mail, andre.demenech@gmail.com ou pelo meu LinkedIn. Você também encontrará mais informações sobre meu trabalho na minha homepage. Obrigado por estar aqui, viu? É uma honra pra mim. Abraço e até a próxima!
Olá, pessoal, sejam bem-vindos. Esse texto originalmente fez parte de uma proposta para o Ryotgg do Dota 2 Essencial. Seu tema é como wardar e dewardar nesse famigerado game. Caso você ainda não o conheça, trata-se de um jogo de estratégia (cujo gênero específico é conhecido como MOBA*), em que dois times de cinco jogadores, controlando os chamados heróis, enfrentam-se para conquistar a base inimiga. Agradeço a sua presença e espero que a leitura esteja à altura.
*MOBA: Multiplayer Online Battle Arena, ou arena de batalha online multijogador, em tradução livre.
O nosso querido Dota 2 possui dois itens muito especiais:
Ou Sentinela Observadora. Que é um item para se plantar em um local escolhido.
Assim, dá visão da área para sua equipe por um tempo.
Repare outros elementos semelhantes: os creeps*, os heróis e as construções do seu time, como as torres. Ao trazer informação do que está acontecendo em uma região, a visão te dá vantagem estratégica sobre o inimigo, contribuindo para determinar o que você pode ou não fazer ali.
*Creeps: unidades enviadas periodicamente, de uma base para atacar a outra.
Ou Sentinela Reveladora. Que é outro item para se plantar. Por sua vez, confere True Sight.
Tanto a Sentinela Observadora como a Reveladora são invisíveis. Elas só podem ser encontradas com True Sight, ou Visão Verdadeira. Uma habilidade compartilhada entre a Sentry, Gema da Visão Verdadeira*, torres etc. Que, dentre outras coisas, permite que você enxergue elementos invisíveis.
De maneira semelhante à Ward, a True Sight da Sentry te dá vantagem estratégica. Com ela, você pode se defender dos perigos de uma Observer inimiga. Mas não só isso: pode praticar o engodo, o que geralmente é fundamental para a vitória.
Ao plantar uma Sentry, por exemplo, revela-se uma Ward inimiga. Ao invés de removê-la, deixe-a ali, para que o time adversário pense que você não tem controle da situação (e use como isca/bait). Entretanto, é necessário um time sinérgico para isso dar certo. Você foi avisado (risos).
*Gema da Visão Verdadeira: item do jogo, que confere Visão Verdadeira.
Primeiro compre uma Ward (de graça). Coloque-a no seu inventário, clique nela e por último escolha um local para plantá-la no chão. Fácil, não? Mas aí é que está o X da questão: o local. Que pode ser em um pilar, por exemplo.
Em resumo, o pilar é um padrão no mapa do Dota 2. E como ele fica em um high ground (terreno elevado), a visibilidade de uma Ward plantada ali não é obstruída pelas árvores. É a maior que se pode obter no mapa. E também a mais clichê. Ou seja: o suporte (uma das funções de um time) inimigo muito provavelmente tanto sabe que você vai colocar uma Ward ali quanto vai tirar.
Então, um dos pré-requisitos na hora de plantar uma boa Ward, assim como na hora de jogar Dota, é antecipar os movimentos do adversário. Exatamente como no xadrez. Ao invés de colocar a Ward sobre o pilar, naquele caso, escolha um local ao redor. Que esteja fora da provável zona de uma Sentry, ao mesmo tempo que dê o máximo de informação possível daquela região. Como no exemplo abaixo.
Embora possa parecer uma pergunta retórica, não é. Demorei para começar a entender a vantagem estratégica de ter visão no mapa. Para mim, era tudo sobre estar ali, bater nos creeps e matar os heróis inimigos. E já funcionou, viu? Mas o fato é que a visão de mapa no Dota 2 te dá informação. Esta, por sua vez, vantagem estratégica. Porque a informação ajuda a decidir da maneira correta o que fazer.
Se você está numa lane* e percebe que um ou mais membros do time inimigo sumiram do mapa, de repente surge um risco: “eu vou ser gankado*?” Mas, ao abandonar a lane desnecessariamente, você perde farm*. Outro risco. A Ward, neste caso, aumenta a informação que se tem para tomar uma decisão mais assertiva. Não esgota o assunto, porque o inimigo ainda pode te gankar de smoke. Mas percebe como impacta a situação? Dando mais informação e segurança para a tomada de decisão.
Logo, o porquê, o objetivo de wardar o mapa é obter informação.
O que é uma busca por vantagem estratégica. Podemos resumir o sucesso nessa operação a algumas situações:
*Lane: há três principais caminhos em forma de linha entre uma base e outra no Dota 2, conhecidos como lanes.
*Gankado: de gankar. Trata-se de um termo para definir um evento, também conhecido como pickoff, quando um grupo de jogadores de um time caça um em menor número do outro. É muito comum, nessa situação, usar-se um item chamado Smoke of Deceit, ou Fumaça da Enganação, que impede que as Wards e Sentries inimigas te localizem.
*Farm: no Dota, acumular recursos (ouro, que se ganha matando inimigos), é um dos principais objetivos, porque é um fator determinante nas chances de vitória. Uma das maneiras (pontualmente) seguras de fazê-lo é eliminando os creeps inimigos, ao que se dá o nome de farm.
*Runa: um elemento do jogo que pode ser adquirido por um herói para garantir uma vantagem temporária. Como a runa de dano duplo (DD: double damage), que duplica a quantidade de dano físico que seu herói causa.
O que você achou desse texto? Sou suspeito pra falar, mas acho que ele ficou bem escrito! Está precisando de um redator? Entre em contato comigo pelo meu e-mail, andre.demenech@gmail.com ou pelo meu LinkedIn. Você também encontrará mais informações sobre meu trabalho na minha homepage. Obrigado por estar aqui, viu? É uma honra pra mim. Abraço e até a próxima!