Como aplicar Inteligência Artificial no Marketing Digital

Crédito da Imagem: Morphart Creation/Shutterstock.com
Por André Demenech, em 18 de dezembro de 2022.
Essa publicação está disponível em inglês americano, em How to apply Artificial Intelligence in Digital Marketing.

Elaborar relatórios, responder a mesma dúvida várias vezes, criar e usar listas de e-mail genéricas e pouco eficientes, tarefas e mais tarefas repetitivas, resultados que deixam a desejar… Parece familiar? Nós entendemos! Nossas sinceras boas-vindas. Ficamos contentes em receber você. Nesta publicação, debateremos sobre como seus estratagemas de Marketing Digital podem se beneficiar do uso da Inteligência Artificial (IA).

Não só você terá a oportunidade de extrapolar o entendimento básico da definição do conceito de IA, como também acesso a dicas práticas de como usá-lo a seu favor. Se fizer isso, as chances de reduzir o trabalho bruto no seu departamento, aumentar o tempo disponível para outras demandas e melhorar resultados (como taxa de conversão de clientes) aumentarão. Confira!

Inteligência Artificial

Você já deve ter ouvido falar em IA. É um fenômeno tão presente em nossas vidas, mas ainda assim tão enigmático, que praticamente ignoramos a profundidade de sua existência. Dessa forma, é imprescindível que comecemos pelo básico.

O que é Inteligência Artificial

Podemos definir inteligência artificial como uma capacidade de resolver problemas fabricada pelo homem. Quer um exemplo simples? O sistema operacional (SO) de um computador — Windows, macOS, Linux. A capacidade de resolver problemas é uma atividade comum tanto no mundo profissional quanto na vida cotidiana. É necessária a todo instante:

Essa capacidade também implica, por consequência e geralmente, a necessidade de compreender alguns princípios básicos (como quanto é preciso pagar para cada colaborador, e qual o orçamento da empresa) e o potencial para aprender a obter mais acertos do que erros. Dentre outros fatores, claro.

Como a Inteligência Artificial surgiu

Há muito o homem busca meios de automatizar o seu trabalho. Inventando mecanismos que operam sozinhos, mesmo que parcialmente, para a execução de alguma tarefa que não exige criatividade. Como as inovações hidráulicas na Grécia Clássica.

Avançando para a modernidade, por volta da metade do século passado, algumas mentes brilhantes, como a de Alan Turing, reuniram-se para criar, dentre outras coisas, a IA. Criaram também máquinas computacionais e algoritmos (sequências matemáticas para resolver problemas por etapas). Naquele contexto, o da Segunda Guerra, muitas dessas inovações foram destinadas às criptografias e como decifrá-las.

Qual a utilidade da Inteligência Artificial

Então a IA vem sendo usada há aproximadamente setenta anos. Ao longo do tempo, adquiriu emprego difuso, sendo oferecida à sociedade civil, na forma dos primeiros SOs disponíveis nos computadores comercializados na época.

Hoje, a aplicação da IA é tão comum que algumas personalidades famosas chamam atenção para o assunto, afirmando que é preciso ir com calma e regulamentar o mercado, uma vez que as leis em seu entorno ainda são bem precárias.

Alguns exemplos pertinentes: o Google, que tem algoritmos e robôs virtuais. Tanto para definir regras segundo as quais os sites aparecerão em determinada ordem, nas suas páginas de busca; quanto para verificar, um por um, regra por regra, quem aparecerá onde. As assistentes virtuais dos dispositivos móveis, que ajudam os usuários a realizar tarefas. Os cookies, que colhem informações de uso para que seus detentores possam oferecer anúncios mais certeiros etc.

Aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Até aqui, fez alguma conexão sobre como você pode aplicar a IA no Marketing para obter resultados melhores? Porque estamos chegando lá, você vai ver. Antes, vamos relembrar o que é Marketing Digital? Trata-se da especialidade de planejar e executar trocas de valor usando a Internet. Extrapola produtos e serviços por dinheiro, e pode envolver diversas entidades: empresas, público, personalidades, causas etc.

Como discutimos na introdução, você deve estar ciente da existência de algumas tarefas repetitivas nessa área. Não seria fantástico se pudéssemos otimizá-las? Com a IA, podemos! É por isso que, a partir de agora, traremos alguns exemplos que ilustram essa possibilidade.

Machine learning

Machine learning, ou aprendizagem de máquina, do inglês, é mais um de muitos termos usados levianamente, justamente pela sua complexidade. O aprendizado automático (sinônimo) é apenas uma parte da IA. Diz respeito à capacidade de uma inteligência artificial aprender a ser mais eficiente. Como? Por meio da análise de uma grande amostra de dados, por exemplo.

Quem se enquadra aqui são as redes sociais. A maioria delas, senão todas, conta com um ou mais algoritmos responsáveis por entender que tipo de conteúdo você, usuário, prefere, de maneira a oferecer mais dele e, com isso, aumentar seu tempo de permanência nesse espaço.

Qualificação de leads

Leads são pessoas com maior interesse no produto ou serviço que sua empresa tem a oferecer — potenciais clientes. Qualificá-los é identificar as características que compõem esse perfil e, ainda, o do cliente ideal, aquele disposto a pagar pela sua oferta. Sabe quem faz isso? Alguns serviços de E-mail Marketing e/ou Marketing Digital. Como?

  • armazenando seus leads, geralmente oferecendo integrações com fontes diversas (ex.: tabelas);
  • permitindo a criação de campanhas de e-mail marketing, com variáveis para testes AB (ex.: títulos diferentes, e qual deles converte melhor, ou seja, tem maior taxa de abertura e permanência, cliques etc.);
  • disparando essas campanhas;
  • mensurando seus resultados;
  • dentre outros, como permitindo o estabelecimento de fluxos de e-mail de acordo com um funil de vendas (cada lead recebe um fluxo de e-mails específico para a jornada de compra que está vivendo).

Durante esse processo, a IA da plataforma, por meio do machine learning, identifica quais leads têm maior potencial de compra, qualificando-os. Ou seja, a plataforma, de maneira inteligente, economiza os recursos (nesse caso, tempo e dinheiro) que você tem que investir para converter clientes interessados em compradores, identificando os padrões que compõem este perfil. Um exemplo do que estamos falando: mais de 90% dos visitantes, que acessam um site pela primeira vez, não estão lá para comprar. Já pensou se você desperdiçar seu precioso tempo e recursos de marketing para tentar convertê-los?

Segmentação de anúncios

Como no processo de qualificar leads, segmentar anúncios consiste de, por meio de dados e informações colhidos de esforços passados ou estudos, planejar essas mensagens pensando nas características do cliente ideal. O Google e o Facebook Ads, por exemplo, são plataformas de gestão para os anúncios de suas respectivas mídias. Semelhante ao que viemos descrevendo, sobre machine learning e qualificação de leads, no caso do Google Ads, a ferramenta dispõe de artifícios que ajudam a aumentar a eficiência dos seus esforços publicitários e de vendas:

  • segmentações demográficas: como idade, região geográfica e mais;
  • testes AB;
  • palavras-chave alternativas etc.

No caso dessa plataforma, em particular, trabalha-se com um orçamento pré-estabelecido. Mas uma das métricas que importam muito para esse valor, é o custo por clique (CPC), que pode ser reduzido drasticamente por meio dessas funcionalidades. De maneira que as campanhas alcancem e convertam mais pessoas em clientes.

Chatbots

É normal, no dia a dia da empresa, nos depararmos com dúvidas, tanto do público, no geral, quanto dos leads que estão prestes a fazer compras. Eles estão avaliando, dentre outras questões, se somos, de fato, valiosos. Necessita-se um grande investimento de trabalho (tempo e esforço) para atender essas demandas. Nesse contexto, surgiram os chatbots, o próximo nível de páginas de perguntas e respostas. Esses robôs assistentes, dotados de IA, utilizam o aprendizado de máquina para entender:

  • a dúvida do usuário;
  • a existência de conteúdo da empresa para respondê-la;
  • e o grau de sucesso dessa operação.

Esses quatro exemplos não esgotam as aplicações da IA no Marketing Digital, sendo que podemos citar ainda:

  • automação de tarefas diversas;
  • curadoria de conteúdo;
  • retargeting (insistir com um cliente) etc.

Mas nos despedimos por aqui. Esperamos ter resolvido suas dúvidas e estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Lembre-se: hoje você aprendeu sobre Inteligência Artificial (o que é, como surgiu e usos até hoje); e suas aplicações no Marketing Digital (machine learning, qualificação de leads, segmentação de anúncios e chatbots).

Por último, pedimos que você entre nesse debate conosco! Compartilhe esta publicação nas redes sociais e vamos descobrir o que mais podemos conversar a respeito. Até a próxima!

2021 André Demenech | Termos indisponíveis

Redator, publicitário e mais

Como aplicar Inteligência Artificial no Marketing Digital

Crédito da Imagem: Morphart Creation/Shutterstock.com
Por André Demenech, em 18 de dezembro de 2022.
Essa publicação está disponível em inglês americano, em How to apply Artificial Intelligence in Digital Marketing.

Elaborar relatórios, responder a mesma dúvida várias vezes, criar e usar listas de e-mail genéricas e pouco eficientes, tarefas e mais tarefas repetitivas, resultados que deixam a desejar… Parece familiar? Nós entendemos! Nossas sinceras boas-vindas. Ficamos contentes em receber você. Nesta publicação, debateremos sobre como seus estratagemas de Marketing Digital podem se beneficiar do uso da Inteligência Artificial (IA).

Não só você terá a oportunidade de extrapolar o entendimento básico da definição do conceito de IA, como também acesso a dicas práticas de como usá-lo a seu favor. Se fizer isso, as chances de reduzir o trabalho bruto no seu departamento, aumentar o tempo disponível para outras demandas e melhorar resultados (como taxa de conversão de clientes) aumentarão. Confira!

Inteligência Artificial

Você já deve ter ouvido falar em IA. É um fenômeno tão presente em nossas vidas, mas ainda assim tão enigmático, que praticamente ignoramos a profundidade de sua existência. Dessa forma, é imprescindível que comecemos pelo básico.

O que é Inteligência Artificial

Podemos definir inteligência artificial como uma capacidade de resolver problemas fabricada pelo homem. Quer um exemplo simples? O sistema operacional (SO) de um computador — Windows, macOS, Linux. A capacidade de resolver problemas é uma atividade comum tanto no mundo profissional quanto na vida cotidiana. É necessária a todo instante:

Essa capacidade também implica, por consequência e geralmente, a necessidade de compreender alguns princípios básicos (como quanto é preciso pagar para cada colaborador, e qual o orçamento da empresa) e o potencial para aprender a obter mais acertos do que erros. Dentre outros fatores, claro.

Como a Inteligência Artificial surgiu

Há muito o homem busca meios de automatizar o seu trabalho. Inventando mecanismos que operam sozinhos, mesmo que parcialmente, para a execução de alguma tarefa que não exige criatividade. Como as inovações hidráulicas na Grécia Clássica.

Avançando para a modernidade, por volta da metade do século passado, algumas mentes brilhantes, como a de Alan Turing, reuniram-se para criar, dentre outras coisas, a IA. Criaram também máquinas computacionais e algoritmos (sequências matemáticas para resolver problemas por etapas). Naquele contexto, o da Segunda Guerra, muitas dessas inovações foram destinadas às criptografias e como decifrá-las.

Qual a utilidade da Inteligência Artificial

Então a IA vem sendo usada há aproximadamente setenta anos. Ao longo do tempo, adquiriu emprego difuso, sendo oferecida à sociedade civil, na forma dos primeiros SOs disponíveis nos computadores comercializados na época.

Hoje, a aplicação da IA é tão comum que algumas personalidades famosas chamam atenção para o assunto, afirmando que é preciso ir com calma e regulamentar o mercado, uma vez que as leis em seu entorno ainda são bem precárias.

Alguns exemplos pertinentes: o Google, que tem algoritmos e robôs virtuais. Tanto para definir regras segundo as quais os sites aparecerão em determinada ordem, nas suas páginas de busca; quanto para verificar, um por um, regra por regra, quem aparecerá onde. As assistentes virtuais dos dispositivos móveis, que ajudam os usuários a realizar tarefas. Os cookies, que colhem informações de uso para que seus detentores possam oferecer anúncios mais certeiros etc.

Aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Até aqui, fez alguma conexão sobre como você pode aplicar a IA no Marketing para obter resultados melhores? Porque estamos chegando lá, você vai ver. Antes, vamos relembrar o que é Marketing Digital? Trata-se da especialidade de planejar e executar trocas de valor usando a Internet. Extrapola produtos e serviços por dinheiro, e pode envolver diversas entidades: empresas, público, personalidades, causas etc.

Como discutimos na introdução, você deve estar ciente da existência de algumas tarefas repetitivas nessa área. Não seria fantástico se pudéssemos otimizá-las? Com a IA, podemos! É por isso que, a partir de agora, traremos alguns exemplos que ilustram essa possibilidade.

Machine learning

Machine learning, ou aprendizagem de máquina, do inglês, é mais um de muitos termos usados levianamente, justamente pela sua complexidade. O aprendizado automático (sinônimo) é apenas uma parte da IA. Diz respeito à capacidade de uma inteligência artificial aprender a ser mais eficiente. Como? Por meio da análise de uma grande amostra de dados, por exemplo.

Quem se enquadra aqui são as redes sociais. A maioria delas, senão todas, conta com um ou mais algoritmos responsáveis por entender que tipo de conteúdo você, usuário, prefere, de maneira a oferecer mais dele e, com isso, aumentar seu tempo de permanência nesse espaço.

Qualificação de leads

Leads são pessoas com maior interesse no produto ou serviço que sua empresa tem a oferecer — potenciais clientes. Qualificá-los é identificar as características que compõem esse perfil e, ainda, o do cliente ideal, aquele disposto a pagar pela sua oferta. Sabe quem faz isso? Alguns serviços de E-mail Marketing e/ou Marketing Digital. Como?

  • armazenando seus leads, geralmente oferecendo integrações com fontes diversas (ex.: tabelas);
  • permitindo a criação de campanhas de e-mail marketing, com variáveis para testes AB (ex.: títulos diferentes, e qual deles converte melhor, ou seja, tem maior taxa de abertura e permanência, cliques etc.);
  • disparando essas campanhas;
  • mensurando seus resultados;
  • dentre outros, como permitindo o estabelecimento de fluxos de e-mail de acordo com um funil de vendas (cada lead recebe um fluxo de e-mails específico para a jornada de compra que está vivendo).

Durante esse processo, a IA da plataforma, por meio do machine learning, identifica quais leads têm maior potencial de compra, qualificando-os. Ou seja, a plataforma, de maneira inteligente, economiza os recursos (nesse caso, tempo e dinheiro) que você tem que investir para converter clientes interessados em compradores, identificando os padrões que compõem este perfil. Um exemplo do que estamos falando: mais de 90% dos visitantes, que acessam um site pela primeira vez, não estão lá para comprar. Já pensou se você desperdiçar seu precioso tempo e recursos de marketing para tentar convertê-los?

Segmentação de anúncios

Como no processo de qualificar leads, segmentar anúncios consiste de, por meio de dados e informações colhidos de esforços passados ou estudos, planejar essas mensagens pensando nas características do cliente ideal. O Google e o Facebook Ads, por exemplo, são plataformas de gestão para os anúncios de suas respectivas mídias. Semelhante ao que viemos descrevendo, sobre machine learning e qualificação de leads, no caso do Google Ads, a ferramenta dispõe de artifícios que ajudam a aumentar a eficiência dos seus esforços publicitários e de vendas:

  • segmentações demográficas: como idade, região geográfica e mais;
  • testes AB;
  • palavras-chave alternativas etc.

No caso dessa plataforma, em particular, trabalha-se com um orçamento pré-estabelecido. Mas uma das métricas que importam muito para esse valor, é o custo por clique (CPC), que pode ser reduzido drasticamente por meio dessas funcionalidades. De maneira que as campanhas alcancem e convertam mais pessoas em clientes.

Chatbots

É normal, no dia a dia da empresa, nos depararmos com dúvidas, tanto do público, no geral, quanto dos leads que estão prestes a fazer compras. Eles estão avaliando, dentre outras questões, se somos, de fato, valiosos. Necessita-se um grande investimento de trabalho (tempo e esforço) para atender essas demandas. Nesse contexto, surgiram os chatbots, o próximo nível de páginas de perguntas e respostas. Esses robôs assistentes, dotados de IA, utilizam o aprendizado de máquina para entender:

  • a dúvida do usuário;
  • a existência de conteúdo da empresa para respondê-la;
  • e o grau de sucesso dessa operação.

Esses quatro exemplos não esgotam as aplicações da IA no Marketing Digital, sendo que podemos citar ainda:

  • automação de tarefas diversas;
  • curadoria de conteúdo;
  • retargeting (insistir com um cliente) etc.

Mas nos despedimos por aqui. Esperamos ter resolvido suas dúvidas e estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Lembre-se: hoje você aprendeu sobre Inteligência Artificial (o que é, como surgiu e usos até hoje); e suas aplicações no Marketing Digital (machine learning, qualificação de leads, segmentação de anúncios e chatbots).

Por último, pedimos que você entre nesse debate conosco! Compartilhe esta publicação nas redes sociais e vamos descobrir o que mais podemos conversar a respeito. Até a próxima!

2021 André Demenech | Termos indisponíveis

Como aplicar Inteligência Artificial no Marketing Digital

Crédito da Imagem: Morphart Creation/Shutterstock.com
Por André Demenech, em 18 de dezembro de 2022.
Essa publicação está disponível em inglês americano, em How to apply Artificial Intelligence in Digital Marketing.

Elaborar relatórios, responder a mesma dúvida várias vezes, criar e usar listas de e-mail genéricas e pouco eficientes, tarefas e mais tarefas repetitivas, resultados que deixam a desejar… Parece familiar? Nós entendemos! Nossas sinceras boas-vindas. Ficamos contentes em receber você. Nesta publicação, debateremos sobre como seus estratagemas de Marketing Digital podem se beneficiar do uso da Inteligência Artificial (IA).

Não só você terá a oportunidade de extrapolar o entendimento básico da definição do conceito de IA, como também acesso a dicas práticas de como usá-lo a seu favor. Se fizer isso, as chances de reduzir o trabalho bruto no seu departamento, aumentar o tempo disponível para outras demandas e melhorar resultados (como taxa de conversão de clientes) aumentarão. Confira!

Inteligência Artificial

Você já deve ter ouvido falar em IA. É um fenômeno tão presente em nossas vidas, mas ainda assim tão enigmático, que praticamente ignoramos a profundidade de sua existência. Dessa forma, é imprescindível que comecemos pelo básico.

O que é Inteligência Artificial

Podemos definir inteligência artificial como uma capacidade de resolver problemas fabricada pelo homem. Quer um exemplo simples? O sistema operacional (SO) de um computador — Windows, macOS, Linux. A capacidade de resolver problemas é uma atividade comum tanto no mundo profissional quanto na vida cotidiana. É necessária a todo instante:

Essa capacidade também implica, por consequência e geralmente, a necessidade de compreender alguns princípios básicos (como quanto é preciso pagar para cada colaborador, e qual o orçamento da empresa) e o potencial para aprender a obter mais acertos do que erros. Dentre outros fatores, claro.

Como a Inteligência Artificial surgiu

Há muito o homem busca meios de automatizar o seu trabalho. Inventando mecanismos que operam sozinhos, mesmo que parcialmente, para a execução de alguma tarefa que não exige criatividade. Como as inovações hidráulicas na Grécia Clássica.

Avançando para a modernidade, por volta da metade do século passado, algumas mentes brilhantes, como a de Alan Turing, reuniram-se para criar, dentre outras coisas, a IA. Criaram também máquinas computacionais e algoritmos (sequências matemáticas para resolver problemas por etapas). Naquele contexto, o da Segunda Guerra, muitas dessas inovações foram destinadas às criptografias e como decifrá-las.

Qual a utilidade da Inteligência Artificial

Então a IA vem sendo usada há aproximadamente setenta anos. Ao longo do tempo, adquiriu emprego difuso, sendo oferecida à sociedade civil, na forma dos primeiros SOs disponíveis nos computadores comercializados na época.

Hoje, a aplicação da IA é tão comum que algumas personalidades famosas chamam atenção para o assunto, afirmando que é preciso ir com calma e regulamentar o mercado, uma vez que as leis em seu entorno ainda são bem precárias.

Alguns exemplos pertinentes: o Google, que tem algoritmos e robôs virtuais. Tanto para definir regras segundo as quais os sites aparecerão em determinada ordem, nas suas páginas de busca; quanto para verificar, um por um, regra por regra, quem aparecerá onde. As assistentes virtuais dos dispositivos móveis, que ajudam os usuários a realizar tarefas. Os cookies, que colhem informações de uso para que seus detentores possam oferecer anúncios mais certeiros etc.

Aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Até aqui, fez alguma conexão sobre como você pode aplicar a IA no Marketing para obter resultados melhores? Porque estamos chegando lá, você vai ver. Antes, vamos relembrar o que é Marketing Digital? Trata-se da especialidade de planejar e executar trocas de valor usando a Internet. Extrapola produtos e serviços por dinheiro, e pode envolver diversas entidades: empresas, público, personalidades, causas etc.

Como discutimos na introdução, você deve estar ciente da existência de algumas tarefas repetitivas nessa área. Não seria fantástico se pudéssemos otimizá-las? Com a IA, podemos! É por isso que, a partir de agora, traremos alguns exemplos que ilustram essa possibilidade.

Machine learning

Machine learning, ou aprendizagem de máquina, do inglês, é mais um de muitos termos usados levianamente, justamente pela sua complexidade. O aprendizado automático (sinônimo) é apenas uma parte da IA. Diz respeito à capacidade de uma inteligência artificial aprender a ser mais eficiente. Como? Por meio da análise de uma grande amostra de dados, por exemplo.

Quem se enquadra aqui são as redes sociais. A maioria delas, senão todas, conta com um ou mais algoritmos responsáveis por entender que tipo de conteúdo você, usuário, prefere, de maneira a oferecer mais dele e, com isso, aumentar seu tempo de permanência nesse espaço.

Qualificação de leads

Leads são pessoas com maior interesse no produto ou serviço que sua empresa tem a oferecer — potenciais clientes. Qualificá-los é identificar as características que compõem esse perfil e, ainda, o do cliente ideal, aquele disposto a pagar pela sua oferta. Sabe quem faz isso? Alguns serviços de E-mail Marketing e/ou Marketing Digital. Como?

  • armazenando seus leads, geralmente oferecendo integrações com fontes diversas (ex.: tabelas);
  • permitindo a criação de campanhas de e-mail marketing, com variáveis para testes AB (ex.: títulos diferentes, e qual deles converte melhor, ou seja, tem maior taxa de abertura e permanência, cliques etc.);
  • disparando essas campanhas;
  • mensurando seus resultados;
  • dentre outros, como permitindo o estabelecimento de fluxos de e-mail de acordo com um funil de vendas (cada lead recebe um fluxo de e-mails específico para a jornada de compra que está vivendo).

Durante esse processo, a IA da plataforma, por meio do machine learning, identifica quais leads têm maior potencial de compra, qualificando-os. Ou seja, a plataforma, de maneira inteligente, economiza os recursos (nesse caso, tempo e dinheiro) que você tem que investir para converter clientes interessados em compradores, identificando os padrões que compõem este perfil. Um exemplo do que estamos falando: mais de 90% dos visitantes, que acessam um site pela primeira vez, não estão lá para comprar. Já pensou se você desperdiçar seu precioso tempo e recursos de marketing para tentar convertê-los?

Segmentação de anúncios

Como no processo de qualificar leads, segmentar anúncios consiste de, por meio de dados e informações colhidos de esforços passados ou estudos, planejar essas mensagens pensando nas características do cliente ideal. O Google e o Facebook Ads, por exemplo, são plataformas de gestão para os anúncios de suas respectivas mídias. Semelhante ao que viemos descrevendo, sobre machine learning e qualificação de leads, no caso do Google Ads, a ferramenta dispõe de artifícios que ajudam a aumentar a eficiência dos seus esforços publicitários e de vendas:

  • segmentações demográficas: como idade, região geográfica e mais;
  • testes AB;
  • palavras-chave alternativas etc.

No caso dessa plataforma, em particular, trabalha-se com um orçamento pré-estabelecido. Mas uma das métricas que importam muito para esse valor, é o custo por clique (CPC), que pode ser reduzido drasticamente por meio dessas funcionalidades. De maneira que as campanhas alcancem e convertam mais pessoas em clientes.

Chatbots

É normal, no dia a dia da empresa, nos depararmos com dúvidas, tanto do público, no geral, quanto dos leads que estão prestes a fazer compras. Eles estão avaliando, dentre outras questões, se somos, de fato, valiosos. Necessita-se um grande investimento de trabalho (tempo e esforço) para atender essas demandas. Nesse contexto, surgiram os chatbots, o próximo nível de páginas de perguntas e respostas. Esses robôs assistentes, dotados de IA, utilizam o aprendizado de máquina para entender:

  • a dúvida do usuário;
  • a existência de conteúdo da empresa para respondê-la;
  • e o grau de sucesso dessa operação.

Esses quatro exemplos não esgotam as aplicações da IA no Marketing Digital, sendo que podemos citar ainda:

  • automação de tarefas diversas;
  • curadoria de conteúdo;
  • retargeting (insistir com um cliente) etc.

Mas nos despedimos por aqui. Esperamos ter resolvido suas dúvidas e estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Lembre-se: hoje você aprendeu sobre Inteligência Artificial (o que é, como surgiu e usos até hoje); e suas aplicações no Marketing Digital (machine learning, qualificação de leads, segmentação de anúncios e chatbots).

Por último, pedimos que você entre nesse debate conosco! Compartilhe esta publicação nas redes sociais e vamos descobrir o que mais podemos conversar a respeito. Até a próxima!

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